“HACKEANDO A TV DIGITAL”

Achei o texto abaixo muito interessante. Fala sobre as novas portas que vão se abrir com o advento da TV digital no país. O texto é de autoria de Marco Aurélio Thompson, e foi divulgado para o grupo curso de hacker.

O lançamento da TV digital vislumbra novas possibilidades de hacking. Para quem não sabe, a TV digital vai permitir a navegação pela Internet, dispensando completamente o PC para esta finalidade.

Raciocine comigo:

-A TV digital pode receber e transmitir dados
-Existe a tecnologia Application Service Provider que oferece aplicações online. Você não precisa ter instalado o Office em seu PC, podendo usá-lo on-line e salvar seus documentos remotamente.
-O flash permite N aplicações online, principalmente jogos.
-Armazenagem cada vez mais barata permite as empresas oferecer serviço
de backup e storage remoto.

Então o PC será para quem precisa trabalhar com o micro. Para uso da maioria das pessoas a TV digital será suficiente.

É sabido que não vai ser para agora a interatividade da TV digital. Mas também sabemos que o sinal analógico deixa de ser transmitido daqui a dez anos.

Então apesar de um pequeno grupo ter acesso a TV digital, seja por não ser atendido em sua região pelo sinal, seja por sua conta bancária não suportar o investimento atual, basta recordar a trajetória do celular para ver que é uma questão de tempo termos a Internet na TV e a TV no celular, tecla que eu bato desde 2004, com preços acessíveis a todos.

Quando eu falo sobre este assunto nem sempre a ficha cai de primeira. (Ficha em Portugal parece que é pejorativo de homossexual, mas não é desta ficha que eu falo, OK?)

O que você talvez não tenha percebido é que o dinheiro será cada vez mais virtual (vide o e-Cash) e a TV digital vai permitir acessar canais de vídeo pela Internet.

Ainda não percebeu?

Vou falar bem devagar:

Q U A L Q U E R P E S S O A V A I P O D E R T E R U M C A N A L D E T V.

É este o futuro daqui a dez anos. Qualquer um de nós vai poder lançar um canal de TV, acessível a qualquer pessoa no planeta via TV digital. Da mesma forma que hoje qualquer pessoa tem home page.

Você achou que o Google entrou nesta de Youtube por diversão? Você acha que as pessoas põe rios de dinheiro no Google por amor ao logotipo?

Nosso futuro é o vídeo com interatividade e este futuro está bem pertinho, com dez anos para extinguir a transmissão analógica no Brasil.

Você está pronto para atuar neste cenário? Pouca gente está. Por que a tecnologia está indo muito rápido. Imagine toda a produção de conhecimento da humanidade, desde o começo dos tempos, à sua disposição?

Assistir qualquer vídeo, ouvir qualquer música, ler qualquer livro. Independente de ter dinheiro para comprá-los?

E por mais paradoxal que possa parecer, a tecnologia torna a população menos inteligente do que a geração anterior. Tudo já vem pronto. A usabilidade que apregoa os gurus do webdesigner é o mesmo que ‘fazer uma interface que qualquer idiota consiga usar’.

(Se a palavra idiota é ofensiva para você, troque por crianças e não compre mais nenhum livro da séria dummies.)

Este é o futuro que já está apontando ali na esquina e quem quiser ter renda, emprego, ocupação nele, precisa pensar no que vai fazer lá desde agora.

Deixo com vocês duas perguntas:

1) Em menos de dez anos qualquer pessoa poderá ter um programa ou canal na TV digital, acessível a milhões de pessoas no mundo. Qual o valor do neurohacking neste cenário?

2) Em menos de trinta anos todo o conhecimento da humanidade vai estar disponível gratuitamente na Internet. O que fazer com todo este conhecimento?

Prof. Marco Aurélio Thompson

Blogged with Flock

Tags:

Visite meu novo site:

7 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *