Como usar o MSCONFIG no Windows XP

O MSCONFIG é um utilitário de configuração presente na maioria das versões do Windows. Ele serve para desabilitar vários programas desnecessários que iniciam automaticamente ao iniciar o Windows. Desabilitar esses programas vai ajudar o seu sistema a iniciar mais rápido, e diminuir a probabilidade de acontecerem as famosas travadas (ou os “paus”, como costumo dizer) do Sistema de Bill Gates. Abaixo, um passo-a-passo ensinando a utilizar o MSCONFIG no Windows XP, que creio ser a versão mais utilizada atualmente. [Para saber como utilizar o MSCONFIG em outras versões do Windows, afie seu inglês e visite esse site ]

Usando o MSCONFIG no Windows XP

1. Clique em Iniciar > Executar (ou utilize as teclas de atalho “Windows” + R)

2. Digite MSCONFIG na caixa “Abrir”, clique em “OK”, ou tecle “Enter”

3. Isso vai abrir O Utilitário de Configuração do Sistema. Clique na aba Inicializar (a última ou penúltima aba à direita, dependendo da sua versão do Windows).
msconfig

4. Isso vai te levar à página com a lista de Itens de Inicialização. Estes são os programas que iniciam automaticamente toda vez que você liga o computador. Alguns desses programas são absolutamente necessários, mas outros simplesmente são um desperdício de memória RAM.

msconfig_inicializar

A maioria dos arquivos de inicialização são completamente opcionais e podem ser desabilitados. Porém, uma boa regra a se seguir, é desabilitar apenas programas que você reconhece e tem certeza de que não precisa que eles fiquem rodando o tempo todo. Veja nesse site em inglês, uma lista com mais de 13.000 itens de inicialização encontrados no MSCONFIG. Esta página também informa se os itens são absolutamente necessários ou opcionais. Mesmo assim, se houver qualquer dúvida, deixe o programa habilitado.

Um exemplo prático:

Tenho uma porção de MP3 no meu PC e as ouço usando o programa WinAmp. Por padrão, a instalação do WinAmp configura o programa para “rodar” em segundo plano toda vez que eu ligo o computador. Não preciso desse programa enquanto não estou ouvindo minhas MP3’s. Para prevenir que o WinAmp inicie automaticamente toda vez que ligo o PC, eu rodo o MSCONFIG e desmarco o “WinampAgent”. E pronto!

Lembre-se: só desabilite programas que você conhece e que tem certeza de que não precisa que eles rodem o tempo todo. Em caso de dúvidas, mantenha habilitado

5. Clique em “Aplicar” e depois em “OK”

6. Uma mensagem de confirmação irá aparecer na tela, dizendo que para as mudanças surtirem efeito, você deve reiniciar o computador. Clique em “Reiniciar” e seu PC irá reiniciar automaticamente.

reiniciar

7. Pronto! Seu computador está com menos riscos de travadas, e relativamente mais rápido.

Se desejar habilitar novamente algum item de inicialização, abra o MSCONFIG mais uma vez e faça alteração necessária

alert!Esse utilitário altera chaves e entradas no registro do sistema, o que é potencialmente perigoso. Por segurança, recomendo realizar um backup do registro, seguindo as seguintes instruções

  1. Iniciar > Executar
  2. Digite “Regedit” (sem as aspas)
  3. Clique em Arquivo > Exportar
  4. Salve o arquivo em uma pasta de fácil acesso, e com um nome fácil de lembrar (como backup_registro.reg)

[Fonte]

Visite meu novo site:

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *