Vírus de Orkut e MSN

Quem nunca, ao entrar no MSN, recebeu uma mensagem de um amigo dizendo mais ou menos: “Clique aqui para ver as fotos da festa”, ou no Orkut: “Clique aqui e vote em mim”… ou coisa parecida?  E na maioria das vezes seu amigo nem sabe que enviou esse link.

E se você clicar num desses links, vai acabar instalando um trojan horse, um spyware, um rootkit ou um keylogger no seu PC. Esses arquivos são abarrotados de códigos maliciosos, que podem fazer com que você involuntariamente envie-os aos seus contatos, podendo infectar também os PCs deles. É um enorme círculo vicioso.

Esse tipo de coisa tem se tornado cada vez mais constante, desde que esses “vírus” passaram a ser criados no próprio Brasil.

Minha dica: seja cauteloso! Quando receber um recado,  mensagem ou email com um link suspeito, dizendo “Clique aqui” ou “Veja as fotos”, não vá clicando de cara! Antes, pergunte ao seu amigo se foi ele mesmo que enviou o link.

Mas e se o meu PC já tiver infectado? Não precisa se desesperar. Existem WEB que foram criados exclusivamente para eliminar esse tipo de arquivo.

O site Linha Defensiva disponibiliza programas do tipo, tais como o Bankerfix. O Bankerfix é uma ferramenta de remoção genérica para worms e trojan horses que roubam senhas de Orkut, MSN, Paypal e senhas de banco (os chamados “Bankers”).

Veja aqui como utilizar o BankerFix.

Tem ainda as ferramentas: VudoFix, RootKitBuster, Combofix, Trojan Remover, CheckChristmas, KillBox e muitos outros.

Faça uma visita ao site Linha Defensiva e mantenha-se sempre atualizado.
E principalmente… muito cuidado onde pisa clica!

Baseado no artigo”Dicas Rápidas”, de Julio Ehrlich Junior,
publicado pela Comunidade Tecnociência.

Visite meu novo site:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *