Teste se o seu antivírus está funcionando

O teste de vírus EICAR é um arquivo de texto inofensivo, que é identificado com um vírus pela maioria dos Antivírus disponíveis atualmente. Você pode utilizá-lo para verificar se o seu antivírus local está funcionando (apenas copiando um código em um arquivo de texto puro). Pode verificar se o seu servidor de emails está escaneando vírus corretamente (enviando uma cópia do arquivo para você mesmo), e testar se o antivírus está escaneando o conteúdo de arquivos compactados (zipando o arquivo).

Abra o bloco de notas (ou seu editor de texto preferido) e cole o código abaixo.

X5O!P%@AP[4PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Vá em Arquivo > Salvar Como, e na caixa “Salvar como tipo” selecione “Todos os arquivos”. Salve o arquivo com a extensão “.com” numa pasta de fácil acesso, como “Meus Documentos” ou na área de trabalho.

eicar test

Se o seu antívírus não bloquear o arquivo de imediato, vá até a pasta onde ele foi salvo, clique com o botão direito e selecione a opção “escanear arquivo” (ou algo parecido) do seu antivírus. Se ainda assim o seu antivírus não bloquear o arquivo, desinstale e baixe um outro JÁ! É bem provável que seu PC esteja lotado de vírus, cavalos de tróia e afins.

Realizei o teste com o gratuito “Avast“. Ele nem sequer me deixou salvar o arquivo.

o avast dá conta do recado

É por esses e outros motivos que uso e recomento o Avast. Fica então a dica: se quiser se certificar de que o antivírus instalado no seu PC está funcionando corretamente, teste você mesmo com o arquivo de testes EICAR.

Visite meu novo site:

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *