Como exibir uma mensagem ao iniciar o Windows XP

Recentemente peguei um notebook para dar manutenção, e notei algo diferente. Antes de iniciar o Windows, era apresentada uma janela nova, com uma mensagem contendo alguns detalhes sobre o dono do notebook. Achei aquilo muito interessante, e passível de muitas aplicações úteis, como: deixar uma mensagem para outro usuário do computador; exibir informações sobre a empresa (no caso dos PC’s corporativos); exibir informações pessoais do usuário; deixar algum lembrete para algo importante.

Como grande curioso que sou, não sosseguei até descobrir como fazer isso. E nas minhas viagens diárias web afora, descobri! Para fazer com que seja exibida uma mensagem ao iniciar o Windows, é necessário alterar alguns dados no registro do Windows. Como eu disse no post explicando como usar o msconfig no XP, alterar qualquer informação no registro é potencialmente perigoso. Recomendo antes de fazer qualquer alteração, fazer antes um backup do seu registro (detalhes sobre isso no post mencionado).

* Clique em Iniciar > Executar, e digite “regedit”.

* Com o editor de registro aberto, siga o caminho abaixo na estrutura de pastas:
HKEY_LOCAL_MACHINE / SOFTWARE / MicrosoftWindowsNT / CurrentVersion / WinLogon

* Do lado direito da tela, localize a chave legalnoticecaption. Dê um clique duplo nessa chave, e na tela que se abre, digite a o texto que será o título da sua mensagem.

* Em seguida, altere a chave legalnoticetext, inserindo o texto que deve aparecer no corpo da sua mensagem.

imagem: alteração no registro

* Após alterar esses dados no registro, reinicie o computador. Antes de iniciar o Windows[bb], sua mensagem aparecerá. Se quiser excluir essa mensagem, entre novamente no editor de registro e apague o texto nas chaves citadas.

Visite meu novo site:

5 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *